
RameSeishinJutsu

Mestres
YOSHIMASA NAGASHIMA

YOSHIMASA NAGASHIMA, filho de Tameyoshi Nagashima e Matsu Nagashima, nascido em 30 de janeiro de 1908 em Kanagawa - Ken - Japão, estado civil viúvo e naturalizado brasileiro.
Funcionário público do Estado do Rio de Janeiro foi Superintendente Esportivo do Estádio do Maracanã - Rio - RJ - Brasil.
Alcançou até o 9º grau de JUDÔ, da BUTOKUKAI, conforme certificados, da Escola para formação de Instrutores da Liga Juvenil Esportiva do Japão, órgão da Fundação de Associação de Educação Física do Japão.
Nagashima era, ainda, formado em KEN JUTSU, KARATÊ JUTSU, AIKI JUTSU, TAI JUTSU e JIU JITSU.
Falecido em 1º de março de 1990, no Rio de Janeiro, MESTRE NAGASHIMA formou um grande número de professores, dando uma contribuição para que as ARTES MARCIAIS chegassem ao ponto em que estão no Rio de Janeiro e Brasil. No JUDÔ, principalmente, teve grande contribuição, pois se esse alcançou a projeção atual, com certeza, muito deve a NAGASHIMA.
JOSÉ HIGINO ALVES NUNES

JOSÉ HIGINO ALVES NUNES, filho de Roque Salino Nunes e Clélia Alves Nunes é natural do Rio de Janeiro, Brasil e nascido à 12 de agosto de 1948.
José Higino, começou sua vida esportiva em 1960, com 12 anos de idade, fazendo JIU-JITSU, com o professor Fernando Peçanha, oriundo da Academia Grayce. Começou a treinar Judo com Mestre Nagashima e ainda, Luta Livre com os professores Pedro Sampaio Duarte, Paulo Borges, Milton Mamete e Jorge Venâncio de diversas academias. Fez cursos de Judo com o Grão Mestre Tokuso Terasaki, que era presidente da DAY NIPPON BUTOKOKAI no Brasil, antes do Mestre Nagashima assumir.
Com apenas 15 anos de idade, em 31 de dezembro de 1962, foi o lutador mais novo a participar de um campeonato profissional de luta livre, tendo como testemunhas os professores Milton Mamete, Jorge Venâncio, Fernando Peçanha, Manoel Santana e os Mestres Roberto Leitão, João Rezende e Adir de Oliveira.
Mestre Higino, diplomado em AIKI JUTSU, JIU-JITSU, JUDO, AIKI JUTSU KARATÊ e LUTA LIVRE AMERICANA E GREGA ROMANA, iniciou seu treinamento com Nagashima em 1962 e, em 1969, iniciou com seu Mestre, o estudo e organização do RAME SEI-SHIN JUTSU que, em 13 de maio de 1975, foi oficializado com o lançamento de toda a sua estrutura técnica e pedagógica como Desporto. Além de Mestre Nagashima, a organização dessa estrutura, teve orientações dos Mestres da DAY NIPPON BUTOKUKAI.
Foi com Mestre Nagashima que aprendeu AIKIDO, AIKI JITSU KARATE e KENDO e com o professor Fernando Barreto aprendeu BOXE de 1965 a 1968.
Mestre Higino tem em seu currículo de desportista, os títulos de Campeão brasileiro de Luta Livre de 1965 a 1968, diversos títulos pela Federação de Judo entre 1962 e 1967, o Campeonato Carioca profissional de Luta Livre em 1963 e o Campeonato Estadual em 1964.
Formou-se em Jiu-Jitsu em 1965 e Judo em 1966 e, a partir de 1967 deixou de competir e passou a ser assistente de Mestre Nagashima que, pela disciplina, amor ao esporte, as Artes Marciais e a fidelidade ao seu Mestre, lhe ensinou as técnicas, treinadas em sua família, as quais, ele denominava como, a Arte secreta da família Nagashima.
Currículo
Professor de história formado pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro, diretor e administrador de Escolas Públicas;
Profissional de luta livre da Federação de Pugilismo do Rio de Janeiro;
Professor de Jiu-Jitsu - faixa preta 7º Grau (SHIHAN) - pela organização DAI NIPPON BUTOKUKAI com especialização em AIKI JITSU;
Instrutor de luta livre, com matrícula nº 3257/63;
Professor de Judo - Faixa preta 6 º Grau (Dan) - pela Organização DAI NIPPON BUTOKUKAI;
Ex-atleta de TAE KWON DO;
Ex-atleta de Karate até 1970;
Diretor de Luta Livre da Federação carioca de pugilismo (1975/1976);
1º Secretário da Federação de Pugilismo do Rio de Janeiro (1977/1979);
Delegado especial da DAI NIPPON BUTOKUKAI para a América Latina;
Campeão carioca de luta livre (1964)
Campeão brasileiro de luta livre (1965);
Técnico campeão brasileiro de luta livre (1976);
Lutador de melhor índice técnico de luta livre (1978);
Campeão de Ju-Jutsu - entre academias da zona oeste do Rio de Janeiro (1978);
Professor de melhor índice técnico, conferido pela DAI NIPPON BUTOKUKAI, (1978);
Campeão de Taekwondo, entre academias da zona oeste do Rio de Janeiro (1974).
Francisco o Samurai incansável

No dia 15/01/1981 Francisco iniciava sua carreira de atleta dentro do Rame Seishin Jutsu, ele sempre foi um aluno dedicado aos treinamentos. Durante a sua vida academica sempre participou dos encontros e reuniões onde estavam todos os grandes atletas da sua época: Ricardo, Roberto, Clemilson, Cleber, Elso e Hércules. Entre todos os atletas de sua época que foram citados, os que ele mais se identificou foram Elso e Hércules. Através dos treinamentos eles se tornaram grandes amigos, e em menos de 3 anos Francisco tornou-se um dos mais jovens faixa preta do Rame Seishin Jutsu. José Higino Alves Nunes, o Mestre a quem o discipulo sempre respeitou e admirou com a sua forma de lecionar as aulas do RAME, sempre foi motivo de admiração do discipulo. Quando ele chegou a faixa marrom, pediu permissão ao Mestre Higino para dar aulas de RAME, e alem da permissão o Mestre Higino levou o seu pupilo para conhecer o grande mestre Yoshimasa Nagashima. Para Francisco a sua vontade estava mais do que realizada, pois no momento em que ele conhece o Mestre Yoshimasa Nagashima, ele pede a esse mito das Artes Marcias a permissão para Homenagea-lo colocando o seu nome na academia de Francisco. Com a permissão do Mestre concedida, nascia naquele dia a grande academia Nagashima.
Francisco o Samurai incansável, sempre com o espírito de competidor participava de todas as competições do estilo e sempre foi um vitorioso como atleta e técnico, em 1994 resolveu participar da competição que reunia 300 atletas divididos por categorias e várias faixas etárias, a competição foi denominada: "CAMPEÃO DOS CAMPEÕES". Colocando todos os seus titulos em jogo, sua categoria tinha mais de 20 participantes entre os faixas pretas e marrons. Francisco vai para a disputa da grande final com o seu discipulo Macus Vinicius Corval, e neste mesmo dia Francisco se Consagrou o Campeão dos Campeões. No final de 1994 tornou-se o presidente da FRERJ, cargo que ocupou por 3 vezes seguidas, passando para diretor técnico do Rame Seishin Jutsu, para ele a parte técnica do estilo é de grande importancia. O Mestre costumava dizer que é no departamento técnico que mora o coração do RAME.
Atualmente ele se dedica ao trabalho social coordenando um núcleo MEL(Movimento de Esporte e Lazer). Sempre preocupado com o social, o professor e sua esposa Sonia formaram um grupo de terceira idade onde participam mais de 50 pessoas entre senhoras e senhores da comunidade Conj. do Gouveia em Paciência no Rio de Janeiro.
Dentre todas as atividades citadas, o Mestre Francisco observa o desenvolvimento motor das crianças que fazem parte da sua academia e do projeto que ele coordena, essa pesquisa tem todo o embasamento teórico em grandes pensadores como: PIAGe Vogoshique. Para o Mestre Francisco essa gama de conhecimento que envolve o Rame Seishin Jutsu e a Psicomotricidade veio a ajudar o desenvolvimento intelectual, afetivo e físico da criança, tornando-a uma conhecedora do seu corpo no espaço que ela ocupa.
"Para a criança evoluir ela deve começar do método mais fácil até chegar ao método mais difícil."
Mestre Francisco Soares dos Anjos
Elso Jorge do Nascimento

Estas são cartas que foram escritas pelo mestre Elso que não poderiam ficar guardadas, cartas estas de um verdadeiro apaixonado pelas Artes Marciais.
A MINHA META DE SER
O fim que me levou a escrever estas coisas sobre o RAME em si, é porque faz parte da minha vida e talvez seja conhecido por muitos amigos meus que participaram e ainda participam de minha vida dentro dessa arte.
Para muitos ela é apenas uma forma de defesa, ginástica ou esporte. Mas, para mim significa muito mais do que isso. Os momentos onde mais senti imperfeição no equilíbrio entre a minha vontade e o meu corpo foram durante os treinos dessa ARTE DE MOVIMENTOS.
Constantemente, vejo e sinto que o verdadeiro caminho não esta só ligado à cultura física do indivíduo e sim, na união do seu ser psicológico (ou interno) com o seu corpo.
A META de ensinamento de qualquer arte é dar o caminho para se atingir o equilíbrio bio-psicológico, vencendo o pior inimigo com quem a gente se defronta que é a si mesmo. Este objetivo so´ poderá ser alcançado por aqueles que realmente se interessarem e se dedicarem totalmente numa META, a qual se propôs a realizar.
A educação perfeita do ser humano é sustentada em três princípios básicos: O primeiro, a sua educação intelectual, que se adquire pela atividade mental. A segunda, a sua dedicação emocional, que se obtém entendendo os sentimentos do prõximo, pelo conhecimento de si mesmo. E a terceira, a física, que aqui procuro transmitir através da ginástica e da defesa pessoal do RAME, faltando uma dessas bases, o ser humano não pode ser considerado perante si e nem perante os outros.
Rio de Janeiro, 10 de Setembro de 1985.





