top of page

Técnicas

Taisso



O Taisso (aquecimento), é fundamental para o início de qualquer tipo de treinamento, principalmente, na Arte Marcial. Tem como finalidades preservar o corpo, pois, ativa a circulação sangüínea, relaxa a musculatura, desintoxica o organismo, aumenta a flexibilidade e a disposição e, com isso, evita contusões, quando da execução de movimentos mais intensos.

             Os exercícios, aqui propostos, podem ser realizados por qualquer indivíduo porém, cabe ao professor, verificar se o aluno tem condições de executa-los e, ainda, se existe restrições médica. Deve-se, sempre, respeitar as características físicas do aluno.

             Cada um dos exercícios, propostos, deve ser executado, no mínimo 10 vezes e sem limite máximo, para os indivíduos mais treinados, evitando-se o exagero. O Taisso deve ser iniciado pelo aquecimento dos pés, depois joelhos, seguindo-se as pernas, quadril, abdome, tórax e pescoço. Essa seqüência permite um aumento gradativo da circulação sangüínea e do ritmo cardíaco. São eles:

1. Com as mãos na cintura, levante e abaixe os calcanhares, forçando as pernas e cintura para frente, sem dobrar os joelhos.;

2. Com as mãos nos joelhos, faça movimentos circulares com as pernas, para a direita e depois para a esquerda;

3. Na ponta do pé, levante as pernas alternadamente, dobrando o joelho ao máximo, como se em marcha no mesmo lugar;

4. Abrindo as pernas, com as mãos sobre a coxa esquerda e joelho direito, dobre a perna esquerda e estique a direita forçando-a para baixo, depois alterne a perna;

5. Em pé, com as mãos na cintura, force lateralmente a cintura de forma alternada para direita e esquerda, forçando os músculos intercostal e grande dorsal;

6. Ainda com as mãos na cintura, force o corpo para frente e para trás sucessivamente;

7. Com as mãos na cintura, de forma ereta, abaixe-se dobrando os joelhos, sem dobrar a cintura, levante-se e repita o movimento;

8. Mantendo as mãos na cintura, faça movimentos circulares com ela, do modo mais amplo possível;

9. Com as pernas esticadas, debruce para frente, colocando as mão no chão;

10. Em pé, com a mão direita levantada, a esquerda na cintura, force lateralmente para a esquerda, repita o movimento, invertendo-o alternadamente;

11. Mantendo os braços esticados, levante-os ao máximo, pela frente do corpo e, simultaneamente, retire o calcanhar do chão;

12. Repita esse exercício, movimentado os braços lateralmente, encostando as palmas das mãos sobre a cabeça;

13. Esticando os braços, para a frente do corpo, cruze-os sucessivamente;

14. Em seqüência, cruze os braços a frente e, dobrando o cotovelo, jogue-os para trás e os estique lateralmente, retornando depois para a frente do corpo, repita o movimento, sucessivamente;

15. Deitado, corpo esticado e nas pontas dos pés, pernas ora fechadas, ora abertas, faça flexões dos braços, apoiando-se, alternadamente nas mão abertas, fechadas e nos dedos;

Faça seqüências de abdominais, de preferência de forma alternada com as flexões de braços;

Reiki

Reiki é a "Energia da Vida" ou " Energia Vital Universal". Quando aplicada, vitaliza o sistema orgânico e nos faz entrar em um estado de profundo relaxamento. Esta energia irradia sensações de bem estar, nos elevando a um estado de Harmonia. Reiki ajuda o organismo a restabelecer seu funcionamento, ativando glândulas, revitalizando o sistema nervoso, reativando o sistema imunológico.

             Reiki é uma técnica científica, baseada na física quântica, de equilíbrio energético, utilizando a impostação das mãos. É uma técnica de origem tibetana que usa a simplicidade e o amor.

             Reiki é uma palavra composta, sendo que Rei é conhecido como A Mais Alta Inteligência que guia a criação e o funcionamento do Universo, Rei é a Energia Universal. Ki é conhecida como a Energia dos seres Vivos. Ela flui em todos os seres vivos, animando-os, dando-lhes vida, Energial Vital.

             O bloqueio do fluxo dessa energia pelo nosso corpo, gera doenças. Esses bloqueios podem ser causados por condicionamentos de nossa mente, traumas psicológicos e emocionais enfrentados ao longo da vida, preconceitos e sentimentos negativos que ao serem gerados ´provocam um forte bloqueio no fluxo dessa energia, que conforme sua localização, intensidade e nivel dará incio a diversas doenças que existem em nosso meio. O Ki está presente na água, no ar, no fogo, e na terra.

             Reiki é o encontro das duas energias a Universal e a Vital. É a pratica qie equilibra os setes chakras ou centros de força. É uma energia inofensiva, sem efeitos.

Shiastu

É um método terapêutico em que se utiliza a pressão e a manipulação com os dedos em pontos e áreas sensíveis do corpo. A energia vital flui pelo corpo humano de forma regular. Este fluxo forma canais chamados Meridianos de Energia. O livre fluxo de energia pelo nosso corpo é essencial para a sensação de bem estar físico, mental e emocional, que proporciona um equilíbrio energético e orgânico. E o corpo não é só corpo. O corpo armazena emoções, sentimentos, reflete nosso estado mental. No corpo, por entre seus milhões de células, está inscrito um pouco de nosso passado. Ele fala de nós de uma forma mais viva do que nossas palavras, que contam histórias nem sempre exatas. O corpo não mente, e também não esquece.

             Mais do que uma técnica de equilíbrio energético, o SHIATSU é um modo de sentir, relacionar, compreender e vivenciar a vida e nós mesmos. Através do SHIATSU estabelece-se um canal de comunicação, além das palavras, entre seus praticantes. O SHIATSU desperta em nós a consciência de si próprio. Quando toca-se em um ponto ou área onde a energia está bloqueada, a atenção irá para aquele ponto e, com isso, o bloqueio começa a se dissolver. Quando o fluxo energético é contínuo e sem interrupções traz ao indivíduo uma sensação de paz interior, bem-estar, plenitude, vitalidade e começa, assim, a ficar consciente também da energia e não só da matéria.

Relaxamento

São Técnicas Naturais, eficientes para desenvolver todos os aspectos da vida, dotando-a convenientemente e possibilitando, sim, um meio de transformação, crescimento e fortalecimento da energia interior, com o subsequente alívio de fadigas, ansiedades e todos os tipos de desajustes físicos, emocionais e mentais, que impedem indivíduo de manifestar o seu potencial e aproveitar ao máximo sua existência.

             Estas técnicas levam o indivíduo a um estado meditativo. Este é um estado de: sensibilidade, liberdade, prazer, criatividade, crescimento, alerta, inteligência, entendimento, unidade, consciência... e silêncio. Neste estado, pequenas coisas da vida começam a ter novo significado, uma relevância totalmente diferente. A experiência mostra que nada é, de fato, pequeno, e que o conjunto delas é que faz a diferença. Uma vez que você entende e experimente o que é este estado, as coisas tornam-se muito claras. Este estado é simplesmente um ENTENDIMENTO,... é sair do estado robotizado e de reações previsíveis, padronizadas e atreladas a situações que se repetem sucessivamente. Estas técnicas podem ser aprendidas por um indivíduo isoladamente ou através de um grupo de trabalho.

Alongamento

1 -Espreguiçar-se ·  Em pé com uma boa postura.

·  Eleve ambos os braços, entrelaçando os dedos das mãos, procurando "alcançar" a maior altura possível.

·  Mantenha a posição por 8 segundos.

Relaxe

2 - Parte superior das costas.

·  Em pé ou sentado, mantendo boa postura.

·  Se em pé, mantenha os pés afastados aproximadamente à mesma largura dos ombros, joelhos ligeiramente flexionados.

·  Entrelace os dedos das mãos e empurre-as para frente afastando-as o máximo possível do peito, relaxando a parte superior das costas, e flexionando a cabeça para frente.

·  Mantenha esta posição por 10 segundos.

Relaxe

 

 

3- Alongamento dos Peitorais.

· Em pé, com os joelhos ligeiramente flexionados e a pelvis "encaixada".

·  Segure as mãos atras das costas.

·  Evitando arquear a coluna, aproxime ambos cotovelos, sentido a musculatura do peito alongar-se.

·  Mantenha a posição por 10 segundos e relaxe.

Repita 3 vezes

4 - Rotação dos Ombros

·  Em pé com uma boa postura.

·  Eleve o ombro esquerdo em direção à orelha, movimente-o para tras , para baixo e para frente, em um movimento circular, lento e constante.

·  Execute 8 voltas, e repita com o outro ombro.

Respire profundamente, de acordo com o ritmo do movimento.

5 - Flexão Lateral

·  Em pé, mantendo uma boa postura, pés afastados aproximadamente à mesma largura dos ombros, joelhos ligeiramente flexionados, mãos nos quadris.

·  Eleve o tronco e flexione lenta e constantemente para um lado e o outro. Evite a tendência de inclinar-se para frente ou para trás.

Repita o movimento 3 vezes para cada lado em um ritmo lento, inspirando ao flexionar-se lateralmente e inspirando ao voltar para a posição inicial.

 

 

6 - Rotação do Tronco

·  Em pé, mantendo uma boa postura, pés afastados aproximadamente à mesma largura dos ombros, joelhos ligeiramente flexionados, mãos nos quadris. Mantendo a coluna ereta e os quadris imóveis para frente, gire o tronco lentamente para um lado e depois para o outro.

Repita o movimento 3 vezes para cada lado.

 

 

7 - Ombro e Triceps

·  Pela frente, puxe delicadamente o cotovelo para trás, na direção do ombro oposto.

·  Mantenha o alongamento por 10 segundos.

 

 

8 - Ombro e Triceps

· Puxe delicadamente o cotovelo por trás da cabeça, na direção do ombro oposto.

· Mantenha o alongamento por 15 segundos. Alongue ambos os lados.

 

 

 

 

9 - Antebraço e Punhos

· Apoie-se nas mãos e joelhos.

· Os polegares devem estar voltados para fora e os dedos para os joelhos.

· Incline-se para trás para aumentar o efeito do alongamento nos músculos do antebraço.

10 - Rotação de Braços

·  Em pé com uma boa postura.

·  Eleve o braço direito

estendido, movimente-o para trás , para baixo e para frente, em um movimento circular, lento e constante.

·  Execute 8 voltas, e repita com o outro braço.

·  Respire profundamente, de acordo com o ritmo do movimento.

·  Evite a tendência de movimentar a coluna.

Respire profundamente, de acordo com o ritmo do movimento.

 

 

11 - Panturrilha

·  Posicione uma perna àfrente da outra, apoiando-se com as duas mãos contra uma parede ou objeto fixo.

·  Afaste a perna de trás da parede, mantendo o calcanhar junto ao solo.

·  Mantenha seu quadril de frente para a parede e o pé de tras perpendicular à parede.

·  Mantenha o alongamento por 15 segundos. Alongue ambas as pernas

 

 

12 - Coxa e quadris.

·  Em pé com uma boa postura em frente à um banco ou cadeira.

·  Apoie um dos pés em cima do banco, inclinando o centro de gravidade para frente, mantendo a perna de tras estendida e as costas eretas.

·  Apoie as mãos no joelho e incline-se ainda mais para frente.

· Mantenha o alongamento por 15 segundos. Alongue ambos os lados.

 

 

13 - Quadriceps e quadril

·  Ajoelhe-se, sentando sobre os calcanhares.

·  Projete o quadril para cima, mantendo o corpo reto, apoiando-se nas mãos.

 

 

 

14 -Abdomem

·  Deite-se em decubito ventral, totalmente estendido.

·  Apoie as mãos ao lado do corpo e eleve o tórax do solo, alongando a musculatura abdominal.

  • google-plus-square
  • twitter-bird2-square
  • facebook-square
  • c-facebook

Facebook

  • c-youtube

YouTube

​Copyright 2012, ©Rame Seishin Jutsu Ltd. all rights preserved.

bottom of page